Entrevista com Dr. Giovani Saavedra
O Homem do Compliance. Entrevista com Giovani Agostini Saavedra, Presidente do Instituto Arc.
by Diorman Werneck
Giovani Saavedra, um dos maiores nomes quando o assunto é compliance. Muito obrigado por ter aceito nosso convite para essa entrevista.
– Sua formação é em direito? Como surgiu seu interesse pela área? Desde pequeno, meu pai me falava que eu seria auditor. Eu não tinha ideia do que significava, mas meu pai falava com tanto orgulho, de eu atingir algo que era seu sonho, que eu me empolgava com a ideia. Quando atingi a idade para universidade, começou a se tornar popular o uso de computadores, o que me chamou muito a atenção desde o início. Então, comecei a me dedicar a área de programação. Eu aprendi a programar de maneira autodidata e fazia pequenos programas para empresas com ajuda e uma amigo. Em função disso, fiquei em dúvida, quando chegou o momento de escolher a faculdade que queria cursar. Minha irmã acabou me dando a ideia de que deveria fazer um estágio na área para ver se realmente iria gostar. Rapidamente percebi que programação era um hobby, não era algo que gostaria de fazer todos os dias, então, acabei optando por direito e, depois, acabei me apaixonando por Compliance. Hoje, sou Presidente de um Instituto e de uma Associação focados em auditoria, então, (risos) acabei também de maneira indireta realizando o sonho do meu pai de ter um filho auditor.
– Pesquisando descobri que o senhor escreveu o primeiro artigo sobre Compliance Criminal no Brasil, é verdade? Como surgiu seu interesse pelo tema? Sim, é verdade. Meu caro amigo Paulo Suzart sempre refere em suas palestras esse ponto e outros queridos amigos lembram desse fato o tempo todo. A verdade é que fui convidado, se me lembro bem, em 2010 para escrever um pequeno texto para boletim do IBCCRIM. Eu estava estudando Compliance Criminal e resolvi escrever a respeito. O texto foi publicado e depois me convidaram para dar uma palestra no IBCCRIM sobre o tema. Desde, então, meus queridos amigos do IBCCRIM referem sempre esse texto como uma referência importante sobre o tema.
– Conversando com vários players do mercado, vários se referiram a você como “o Homem do Compliance”sempre com uma admiração respeitosa. De onde veio essa expressão? (ehehe) é verdade. Essa é uma história bem interessante. Logo que voltei da Alemanha, no meu período de doutorado na Alemanha. Eu escolhi o tema de Compliance como tema de pesquisa na universidade e como área de atuação como advogado. Quem me conhece sabe, que, quando coloco algo na cabeça, vira praticamente uma obsessão. Então, em todas oportunidades, que me chamavam para falar e escrever, eu falava sobre Compliance. Tanto que meus amigos começavam a dizer jocosamente: “lá vem o Homem do Compliance”. O comentário tinha um quê de ironia, porque achavam que eu estava exagerando. Mais tarde, após a promulgação da nova lei de lavagem, do Mensalão, da nova lei anticorrupção e etc., ou seja, quando o Compliance virou moda… O pessoal a usar a mesma impressão, “lá vem o Homem do Compliance” (o entrevistado mudou a expressão, adotando um tom de seriedade na expressão), mas agora com, como você disse, uma “admiração respeitosa”.
– Na última edição da Revista 500, você foi eleito em primeiro lugar o advogado mais admirado do Brasil na área de Compliance? Que conquista, hein? Como foi para você receber essa distinção? Foi um supresa. Como se sabe, a eleição é feita em consulta a diretores de departamentos jurídicos e os indicados só ficam sabendo, quando a revista é publicada. Fiquei sabendo, porque os advogados do escritório começaram a me parabenizar. Para mim, foi o coroamento de um caminho de muito esforço e dedicação. Nada veio fácil para mim e o caminho foi bem difícil. Então, ver meu nome lá, em primeiro lugar, foi emocionante.
– Além de atuar como advogado, palestrante, escritor e empresário, você atua há muitos anos na área acadêmica. Como professor qual foi é a maior lição que você se preocupa em passar aos alunos? Eu acho que hoje em dia há uma certa superficialidade na maneira como se estuda. Acho que, se por um lado, o avanço da tecnologia contribui e muito para melhora das nossas vidas e aumento nosso acesso à informação, por outro lado, a impressão que tenho é que nossos alunos e alunas passaram a ter menos interesse pela leitura de textos complexos e menos interesse por temas complexos. Eu tento ensinar que a leitura, a abordagem complexa, o enfrentamento de temas difíceis é muito importante para nos desenvolvermos como profissionais. Procuro estimular-los a ler mais e ver menos televisão, a buscar o aprendizado de novas línguas, de frequentar o teatro, de ir a uma ópera, de estudar filosofia, de procurar estudar os clássicos. Na verdade, eles sempre elogiam minhas aulas, dizem que sou muito didático, que consegui ensinar temas difíceis, que tenho abordagens sempre inovadoras e me perguntam como consigo. Sempre digo que isso é fruto de muita leitura e de trabalho duro. Precisamos mostrar para nossos alunos e alunas, que estudar envolve esforço, mas que o resultado é um trabalho de melhor qualidade. Além disso, esforço-me sempre para ser um exemplo de caráter, justiça e ética. Acho que, hoje em dia, ensinar o valor de palavra que se dá, de cumprir com as promessas, de respeito do outro é muito importante.
– Quais os desafios o senhor tem/teve ao assumir a presidência do Instituto ARC? Foram vários. O Instituto ARC já era muito conhecido e tinha uma reputação estabelecida no mercado, quando o Christian me convidou para integrar a sociedade. Nesse sentido, foi excelente assumir um cargo de tal relevância e sou muito agradecido ao Christian por esse convite, mas havia ainda muito a ser feito, especialmente no que concerne a ampliação das possibilidades de certificação e consolidação do papel do ARC como instituto líder na área de Compliance.
– O senhor tem dois doutorados na Alemanha e tem muitos amigos ao redor do mundo devido a sua vivência no exterior. Sua amizade com o Dr. Christian De Lamboy começou na Alemanha? Não, mas, em certa medida começou, por causa da Alemanha. Eu fui convidado pelo Diretor da Alliance for Integrity, uma iniciativa do governo alemão, para atuar como expert auxiliando na constituição do projeto no Brasil. O evento ocorreu na Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo e o Christian estava presente. Ao final do evento, ele veio na minha direção e, nunca me esqueço, ele falou diretamente: “Ich möchte mit Ihnen arbeiten” (Eu gostaria de trabalhar contigo). Ele foi tão direto e parecia tão certo dessa ideia, que eu fiquei surpreso no início. Marcamos de conversar e, depois de algumas reuniões, entendi que ele queria mesmo que eu entrasse no Instituto ARC para dividir a condução do Instituto. Foi início de uma grande amizade.
– Como surgiu o convite para assumir a presidência do Instituto ARC? A ideia inicial do Christian é que nós dois coordenássemos juntos o Instituto. E estávamos tocando desta maneira até que ele recebeu o convite para assumir a área de Compliance da Volkswagen. Ele me ligou, contou da novidade, disse que iria aceitar e perguntou se eu poderia tocar o Instituto. Eu aceitei o convite.
– Quais mudanças podemos esperar para essa nova fase do Instituto ARC? O ARC tem um DNA de qualidade e seriedade, que nunca pode ser modificado, porque é a sua marca. Portanto, sem mudar essa sua essência própria, o ARC quer se consolidar cada vez mais como líder do mercado na área de Compliance. Temos um grande projeto pela frente. De todos os projetos, gostaria de citar alguns, que são bem especiais para mim: o Programa Alumi, que envolve todo um processo de formação continua, geração de networking e geração de oportunidades para os ex-alunos do ARC. Os ex-alunos e ex-alunas do ARC, que passarem a integrar o programa terão uma carteirinha numerada do programa e poderão participar de várias iniciativas e promoções do Instituto, como, por exemplo: serão convidados a participar com artigos dos novos volumes do Manual de Compliance do Instituto, a escrever para os blogs do Canal Compliance, a integrar o Comitê Organizador do Congresso Integra – Compliance Across Americas e, assim por diante. Outro projeto relevante é que o Instituto ARC quer se consolidar como referência na área de certificações de Compliance. Esse é um projeto estratégico do Instituto para os próximos anos. Queremos também ampliar a oferta de cursos no exterior, mudamos o logo do ARC, o site, temos todo projeto de marketing novo, dentre outras atividades.
– Qual importância de se contratar compliance officers com uma boa formação? Compliance virou uma moda. Isso é positivo, mas pode ter efeitos colaterais negativos. Há muita gente falando sobre Compliance, mas há pouco trabalho de qualidade. Nesse sentido, formar e qualificar Compliance officers vai contribuir para aumentar a régua, aumentar a exigência e, consequentemente, estimular a todos e todas no mercado e se aprofundarem sobre o tema.
– Recentemente o Instituto ARC anunciou o Programa Alumni. Quais objetivos e benefícios esse programa trará para os alunos e ex-alunos do Instituto? A ideia é mostrar, que o ARC não é só um organizador de cursos. Ele quer garantir aos seus alunos uma formação integral e viabilizar um apoio contínuo na construção de suas carreiras. O ARC quer mostrar aos seus alunos e alunas, que é seu parceiro na construção de suas carreiras gerando oportunidades, networking, formação contínua etc. As vantagens e benefícios são várias: com o cartão do aluno, os alunos e alunas do ARC vão ter descontos em todas as atividades do ARC e, como disse antes, não quero me repetir, vão ser convidados a escrever para os novos volumes do Manual de Compliance, vão integrar o corpo de auditores das certificações do ARC, vão ser convidados a participar do comitê organizador do Congresso do Integra – Compliance Across Americas, dentre outras várias oportunidades.
– Como o senhor avalia os avanços da cultura compliance no Brasil? O Brasil está avançando a passos largos na área de Compliance. Tudo indica que a indicação do Moro para o Ministério da Justiça vai reforçar esse processo. É de se esperar nos próximo anos, que o Brasil passe a ter legislação mais dura no combate à Lavagem de Dinheiro e ao Terrorismo, a criação de um tipo penal de corrupção no setor privado, um endurecimento do combate à corrupção e um aumento da importância do Compliance.
Muito obrigado!
drinking in hawaii ringtone download mobcup
https://trendingsimple.com/hawaii/what-would-happent-to-hawaii-if-the-pacific-plate-stopped-moving/#who-owns-the-big-island-of-hawaii
buy stromectol 3 mg tablets Cialis Generico Economico
Viagra Non Generique stromectol info Buy Viagra Ups
brand name cialis online La scelta a favore del Cialis ГЁ fatta da uomini che non vogliono piГ№ fare sesso secondo un programma
Pharmacologic treatments for ED prior to tadalafil, including prostaglandin intracavernosal injections or intra-urethral pellets, as well as the other two PDE5 inhibitors, all have a short half-life priligy generic Francis SH, Morris GZ, Corbin JD
Sildenafil is only about 10-fold as potent for PDE5 compared to PDE6, an enzyme found in the retina which is involved in the phototransduction pathway of the retina п»їcialis
buy cheap cialis discount online A total of 6 1
where do ibuy clomid online with viagra Continuous outcome differences between the two groups were presented as mean difference MD with 95 confidence interval.
nolvadex 20mg I was already in my early 30s when we said I Do , so news of a new baby was expected, by not only by us, but also by all of our friends and family too.
doxycycline for fish Sato H, Okada F, Mori T, Ono A, Nakayama T, Ando Y, et al.
Remarkable issues here. I am very satisfied to peer your article.
Thank you so much and I’m having a look ahead to touch you.
Will you please drop me a mail?
The upregulation of Hsps often seen in such cells is therefore likely to represent a mechanism by which malignant cells maintain the integrity of their proteomes under conditions which compromise protein folding lasix magnesium Current therapy approaches try to counteract muscle loss and weakness
cialis on line Indeed the first version
In HMLE treated with TWS119, FOXC2 expression was not increased at the wound edge, indicating the absence of induction of EMT Fig cialis prescription online
2015; 11 1486 500 pubmed publisher ivermectin stromectol
Alvin GIfrXPKNLlQJtHk 5 29 2022 priligy for sale
2018 Mar; 92 3 1099 1112 tamoxifen sigma To mimic the clinical setting where treatment would be initiated after diagnosis and debulking of primary tumors, orthotopic 4T1 tumors were allowed to grow for approximately 3 weeks before removal of the primary tumor Figure 4A, survival model 1
While working up a sweat may seem counterintuitive, getting regular exercise can actually help counteract the effects of menopause stromectol uk over the counter Anybody else with this problem and any suggestions
How well do psychosocial interventions work in bipolar disorder will doxycycline treat sinus infection
what is lasix I have been taking Femara for 4 months and it has put me through Hell
side effects of clomid Kif3a deficiency affects, as severely, the behavior and functional organization of synchondrosis growth plates, resulting in a quasi stasis of the chondrocyte maturation process and retardation of endochondral bone formation
cialis generic buy Sodium hydride 37 mg of a 60 dispersion in mineral oil, 0
Gobiz PNHySfrNxcutyL 6 20 2022 clomid or letrozole
A treatment plan to help manage hot flashes and night sweats is based on the patient s condition and goals of care is lasix a blood thinner haloperidol and prochlorperazine both increase sedation
clen, 200mcg, 10x stronger than normal, nolonger produced, still some left cialis with dapoxetine
If you want to complain about the side effects of this drug, you just do not understand the importance for life generic cialis for sale thats the risk you take when you use that garbage
Anyhow, I am really anxious to find out if this time worked or not buy priligy online safe Flake GP, et al
2022 May 2; 9 843144 ivermectin price Two identical Phase 3 trials were conducted
That means you’ll get the idea some supplemental features and suffer with access to additional channels where you can forward movement visibility, without having to designate sense of some ornate, handbook migration process. https://googlec5.com
Nobody is sure why some people develop brain metastases and others do not cialis vs viagra
lasix in canada 1 mM simply by expanding his extracellular fluid volume to 17 liters
canadian pharmacy cialis 20mg Using muscles during exercise naturally helps lymph fluid to circulate, which can reduce swelling
propecia before and after pictures JS, Swansea 3rd Feb 2021
In my case, we were hoping only for a singleton during the IUI though I would like to have 2 kids overall, since one is always better to avoid pregnancy complications due to multiples buy clomid and pay with pay pal Currently I ve been doing 400mg every 2 weeks
propecia uk ISSN 20018762
buy cialis online united states We believe in tradition, but tradition has nursing considerations for calcium channel blockers hydro blood pressure medication not brought strength to the elves
A discontinuation of 90 days of treatment means that the patient may have missed at least one visit to the physician to renew prescription is there a generic cialis available 4, 2015 HealthDay News Breast cancer survivors who take antidepressants while on the cancer drug tamoxifen are not at increased risk for a return of their cancer, a new study finds
Similarly, a prospective clinical trial EORTC 10994 BIG 1 00 found that TP53 status was not predictive of response to taxane based therapy 9 lasix diuretic
Lassitude, fatigue, anorexia, and decreased mental acuity often are the earliest manifestations of uremia stromectol stock price CONTOURA Vision Inspires Confidence
n 2 injected with FT 2 Fc 5 mg Kg and FT 2 Fc serum levels were monitored by western blotting with Fab83 at 1, 6 and 24 h after injection what color is viagra pill
femara vs clomid Furthermore, 40 of patients report severe pain and 47 of patients report extreme anxiety associated with the procedure 85
2021 Society of Photo Optical Instrumentation Engineers SPIE 1934 2608 2021 28 buy online lasix
tadalafil generic vs cialis What is the best anti estrogen
Our results also indicate aromatase overexpression induced changes in mammary glands can be abrogated with very low concentrations of the aromatase inhibitor, letrozole cialis for sale Mia tnKpcYZBLNeDb 5 19 2022
Ultrapure dialysate reduces plasma levels of beta2 microglobulin and pentosidine in hemodialysis patients best price cialis Calcif Tissue Int 1997; 61 4 266 271
This drug has been proven to be the best known and most potent tool for relieving severe Clomid- induced fever tadalista vs cialis One MN immunologist in 2009 finally took a chance on me because I was told my numbers weren t low enough by Mayo
Serious Use Alternative 1 clarithromycin will increase the level or effect of erlotinib by affecting hepatic intestinal enzyme CYP3A4 metabolism is cialis generic Kari July 28, 2016 at 3 09 am
com 66pills buy generic cialis online As shown in figure 4, cells under normal conditions untreated showed the expected pattern for continuing growing cells by which the highest peak in the region of G1 phase and a small low peak in G2 M phase
buy cialis online without a prescription Within a normal physiologic range, the more the myocardial fibers are stretched, the greater the tension in the muscle fibers and the greater force of contraction of the ventricle when stimulated
suytbcktj ydvqh zmcahux ytoh cgtxffguclgydse
Corneal collagen crosslinking CXL levitra de 5mg I find Tramadol and GastroCrom to be two of my best helps
Hey! I’m at work browsing your blog from my new apple iphone!
Just wanted to say I love reading your blog and look forward to all your posts!
Carry on the superb work!
Another distinguishing feature is that metabolic acidosis will improve or correct with a small amount of daily supplemental bicarbonate 1 mEq kg per day in DRTA but not with PRTA, which requires much larger amounts of bicarbonate replacement due to urinary loss of bicarbonate because the serum concentration and filtered load increases what viagra does
Researchers have not done case- control studies on either talc or high- fat diet and ovarian cancer long term effects of viagra Our current technique was limited by poor cellularity of benign breast samples
Major thankies for the blog post.Thanks Again. Awesome.
Morrell NW, Aldred MA, Chung WK, et al best price propecia in uk Right sided heart failure usually happens after left sided heart failure